sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pão de farelo de trigo


Apesar de na internet encontrar a mesma receita com ingredientes variados e quantidades diversas, até agora tenho feito da seguinte forma:

1 ovo por cada 2 colheres de sopa de farelo de trigo
1 colher de sopa de queijo ralado
1 colher de sopa de manteiga (uso a de soja com que barro as torradas porque tem baixo teor de gordura e de HC)
1 colher de chá rasa de fermento em pó

A preparação é extremamente simples. Basicamente, mistura-se tudo e deixa-se o fermento para último.

Confesso que ainda estou à procura da receita ideal. Dependendo da quantidade que queira fazer, tenho usado entre 3 a 4 ovos.
Para quem pensa que é um pão "normal", desengane-se. A massa fica um pouco mais compacta, mas é saboroso. O melhor é que pode ser conumido ao longo do dia sem nos preocuparmos em demasia com os HC.
Também não cresce. Da última vez que fiz em maior quantidade, usei uma forma de silicone de bolo inglês. Com a mesma receita, quis experimentar uma versão "doce" e juntei um iogurte de aromas à receita para fazer pequenos queques. Curiosamente, foi vê-los a crescer!
Isto significa que me faltará alguma coisa à receita do pão. Já tenho visto receitas com leite em pó desnatado, colheres de leite, natas...mas como numa delas dizia para substituir pela manteiga, tenho tentado sempre esta versão.
Ainda assim, come-se muito bem! Grande ou pequeno, é uma boa alternativa para a hora do lanche. Hei-de experimentar juntar-lhe chia e linhaça, porque deve ficar realmente bom. Ou erva-doce! Afinal existem tantos sabores à nossa disposição e será uma forma de não enjoar a receita.

Uma última nota: Pode ser feito no micro-ondas mas fica MUITO melhor se for feito no forno. Só têm que ter em atenção o facto de não cozer facilmente no fundo. Se conseguirem, depois de estar cozido no topo, virem-no para poder acabar de cozer por baixo ou ficam com uma base húmida, tipo omelete.

Sem comentários:

Enviar um comentário